segunda-feira, 3 de maio de 2010

Mulheres que Deus usa

Deus usa mulheres esquecidas

Tamar

Essa provavelmente a menos conhecida das duas mulheres com nome "tamar" que aparecem no antigo testamento. A Tamar que geralmente nos vem à mente é a filha do rei Davi, que foi estuprada pelo próprio irmão(assassinado mais tarde por abssalão) em 2 samuel 13.
Mas a Tamar em questão é a nora de judá, o quarto filho de jacó e patriarca da tribo de judá. Sua história se encontra em genesis 38. E que história incomum!
Quando seu marido Er morreu, judá deu a Tamar seu segundo filho, onã, para que ela pudesse ter filhos.Mas Onã desagradou a Deus ao recusar-se a engravidá-la e, por isso, morreu. Em vez de judá perceber que os filhos haviam morrido por causa da maldade deles, ele culpa Tamar e recusa-se cumprir seu dever de dar-lhe seu terceiro filho em casamento. Naqueles dias, era uma ordenança para todos os israelitas terem filhos e perpetuarem as tribos de Israel.Tamar foi enganada por judá, que disse:
_ Permanece viúva de teu pai, até que Selá, meu filho, venha a ser homem.
Ela foi embora, mas, com o passar do tempo, percebeu que judá só estava tentando livrar-se dela. Tornou-se uma mulher esquecida.
Tamar não aceitou essa situação. disfarçou-se de prostituta e dormiu com o sogro. O preço era um cabrito, que ele não tinha como entregar imediatamente. Então, ela pediu seu selo, cordão e cajado como garantia. Depois de certo tempo, judá voltou com o cabrito para pagar a divida, mas Tamar havia ido embora e ele não pôde mais recuperar seus pertences. Ele decidiu não criar confusão, pois seria caçoado se o fizesse.
Isso tudo aconteceu quando ela estava no "exilio". Tamar engravida, e esse fato "envergonhoso" é contado a judá, que imediatamente dá seu julgamento:
_ Tirai-a para fora, para que seja queimada.
Ela usa seu trunfo, mostrando os pertences de judá, comprometendo-o publicamente.
Pela primeira vez nesse triste episódio, judá faz a coisa certa. Ele admitiu:
_ Mas justa é ela do que eu ( Gn 38.26)
Então, a vida de Tamar é poupada e ela se torna mãe de gêmeos.
A história não justificada a atitude de Tamar. O que realmente deve ficar gravado é que judá deveria pôr o bem da comunidade em primeiro lugar, mesmo que isso significasse colocar seus filhos em risco. Judá é forçado a reavaliar o que a retidão significa nesta vida. ele vira as costas para velhas leis que justificavam sua própria hipocrisia e adere a padrões mais profundos.Nesse sentido, a história de judá e Tamar antecipa os novos e mais altos padrões do Reino que Jesus nos traz.

(Livro: Mulheres que Deus usa - Portas abertas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário